Pensamento Lateral

Para quem não sabe o  pensamento lateral  é uma forma de pensar que não olha apenas a solução lógica dos problemas, ele busca novas oportunidades e soluções baseando-se em todas as ocorrências possíveis. Cria um campo vasto de possibilidades e delas obtém a solução mais desejada por aquele que usa o Pensamento Lateral, Há meses atrás vim conhecendo um pouco mais e gostei bastante e com isso pesquisei  e achei em um blog uma historia que tem haver que esse lado de pensar lateralmente, olham só, ela é bem interessante.

Em um hospital psiquiátrico decidiram fazer uma pesquisa para testar o nível de sanidade mental dos seus enfermos e para isso elaboraram um teste com uma banheira. O teste compreendia em esvaziar a banheira e daí, conforme o resultado seria decidido os critérios de mudança de tratamento, de medicamentos ou até mesmo a baixa por se encontrar em condições de ser reintegrado à sociedade. Durante o teste o Diretor esclareceu as regras aos participantes e médicos ao mesmo tempo:
- Nós enchemos uma banheira com água e oferecemos ao enfermo uma colher, um
copo, uma panela e um balde e pedimos que a esvazie. De acordo com a forma que ele
decida realizar a missão, nós decidimos se alteramos seu medicamento para dosagens mais leves, mudaremos de ala para que seu convívio seja melhor para a sua condição atual de sanidade ou até o hospitalizamos em isolamento para que não influencie negativamente outros pacientes.
Vários deles fizeram o teste com resultados muito diferentes: para alguns havia uma pequena melhora quando escolhiam o copo e para outros uma mudança ainda maior quando escolhiam o balde. Ao fim do dia já reclassificados e sendo relocados para seus novos aposentos o diretor foi chamado por um dos pacientes que se recusara fazer o teste e por este motivo fora reclassificado na ala de isolamento.
- Doutor posso lhe falar um minuto? Perguntou ao diretor.
- Falar o quê? Você nem quiz participar do teste e na sua vez decidiu não fazê-lo. As regras estavam estabelecidas: a colher, o copo, a panela e o balde! Falou exaltado o diretor.
- Ah! Entendi. - disse o paciente. Um paciente curado usaria o balde, que é maior que o copo e a colher. Um paciente em estado intermediário usaria o copo e um paciente que necessitasse maiores cuidados usaria a colher, certo?
- Certo! - respondeu o diretor ainda mais nervoso diante do paciente e de todos os médicos que concordavam com o seu posicionamento.
- Eu só queria tirar a tampa do ralo da banheira! Disse o paciente.
Neste momento os médicos e o diretor devem estar escolhendo as suas alas ou até o setor de isolamento mas não sabemos se teremos cama para todos.



Sinceramente creio que a  maioria já leu ou pelo menos já ouviu falar dessa historia mais nunca viu ela com a cabeça no pensamento lateral. 
Este texto serve para demonstrar claramente o uso do Pensamento Lateral criado por Edward de Bono e que deve ser entendido como uma ferramenta do pensamento para soluções fora do padrão. É o que chamamos de “pensar fora do quadrado”, daí a importância da participação de todos na resolução dos problemas. Não desperdice qualquer ideia por mais absurda que pareça pois ela pode ser a solução do seu problema.

  Dedico o texto também a todos que escolheram o balde como resposta enquanto faziam a leitura.

    Cada situação nos dá opções, mas a solução pode surgir de onde menos esperamos.

2 comentários:

  1. Oieee...digamos qeu os homens nunca pensam lateral hehehehe Passa no meu blog depois pra ver o
    video dos favoritos de 2012....Siga que eu te sigo tb!!!!
    http://youtu.be/bBlzHs0kvgU
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pensam mesmo!! kkkkkkkkk isso já viro caso perdido hahaha
      Obrigado pela visita!! bjs

      Excluir