A Magia dos Mangás

Mangás são histórias em quadrinhos japonesas, ao contrário das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para frente. Teve origem através do Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. Essas histórias passaram a ser publicadas por algumas editoras na década de 20, porém sua fama só veio por volta da década de 40.Com o passar do tempo o mangá saiu do papel e foi parar na televisão, transformando-se em animes (desenhos animados), ganhando mais popularidade e aumentando o número de fãs em todo o mundo. As histórias são sempre variadas e com roupagem sempre nova, personagens expressivos e heroicos.
Os mais famosos e conhecidos no planeta:

One Piece
One Piece é, além de mangá, também anime e está direcionada em um navio pirata, que é governado por Monkey D. Luffy, um líder que quer a todo custo conquistar o maior tesouro que o mundo esconde, que é o One Piece.  Depois de conquistar o tesouro, Luffy pretende ficar com o mesmo posto que o já falecido Gol D. Roger ocupou que foi o Rei dos Piratas.
Os primeiros números do mangá começaram a ser produzidas em meados do ano de 1997, e, desde então, as vendagens do mangá atingiram patamares inacreditáveis.  Hoje, ele pode ser considerado como o mais lido do Japão, e também do mundo. Tem vários fãs pelos continentes.

Naruto
O mangá Naruto também é um ótimo exemplo. Começou a circular nas livrarias e bancas em 1999, obtendo um grande sucesso, rendendo até um anime, sendo que a sua primeira adaptação para as telas foi em 2002. O mangá ronda a vida de Naruto Uzumaki, um ninja que vê na sua jovialidade ser conhecido por seus dotes no mundo ninja, além também de ter o sonho de ser um Hokage, posto que é ocupado pelo líder e pelo melhor ninja da vila onde vive.

   Cavaleiros do Zodíaco
O Mangá dos Cavaleiros do Zodíaco é dividido.  As primeiras publicações começaram a circular durante os anos de 1986 a 1991. Ele conta a história de cinco guerreiros de ordem mística, que são nomeados de ‘’Cavaleiros’’. Os seus objetivos como guerreiros são garantir que Atena, deusa da Mitologia Grega, consiga reencarnar e também impedir que outros Deuses tomem posse da Terra. Cada um possui uma armadura, e são inspirações de constelações que habitam o nosso universo.
Em 2002, lançaram um mangá com o título: ‘’Cavaleiros do Zodíaco-Episódio G’’, onde o mesmo se passa um período de 7 anos antes dos acontecimentos dos primeiros mangás, e cerca de 6 anos depois que Aioros de Sagitário, o Cavaleiro de Ouro veio a falecer.
Houve ainda outros mangás.
                                                                         Dragon Ball Z
Este mangá é um dos fenômenos mundiais. Ele começou a se popularizar em 1984, quando o primeiro mangá foi publicado na revista Shonen Jump. Neste período de 1984 a 1995, o mangá foi ganhando notoriedade, e ganhando adeptos, até que a TOEI Animation, gigante japonesa nesse setor, começou a produzir animes de Dragon Ball, e no tempo de 11 anos (1986-1997) a empresa produziu três animes de Dragon Ball.
O mangá conta a vida de Goku, um alienígena do Planeta Vegeta que é enviado a Terra com um único e sangrento objetivo: Exterminar todos os humanos . Um pequeno problema faz com que, ao chegar à superfície, Goku sofre um acidente e bate a cabeça. Como consequência, a batida provoca uma amnésia, que o faz esquecer a razão de ter sido mandado para o planeta.
Apesar de ter sido um sucesso nos anos 80 e 90, o anime ainda é lembrado com muito carinho por quem teve a infância neste período, o considerando como o melhor anime de todos os tempos.

X Hunter
O Mangá Hunter X Hunter é outro exemplo de mania mundial. Foi criado por Yoshihiro Togashi, o mangá relata a história de Gon, Kurapika, Killua e Leorio. O primeiro encontro do quarteto foi justamente durante um teste para saber se os mesmos eram aptos para ser mais um Hunter (Um Hunter nada mais é do que um caçador de aventuras, mistérios, e outros afins que podem ser de interesse governamental. Aliás, os governos pagam tais caçadores para procurar novidades, principalmente coisas raras ou de alta periculosidade). Eles veem que o teste não era nada fácil, com questões envolvendo experiências paranormais.
Death Note
‘’O Caderno da Morte’’ é um manga de autoria de Tsugumi Ohba. Ele conta a história de Light Yagami, um aluno que está cursando o ensino médio, quando descobre o Death Note (Caderno da Morte). Nele, se o mesmo pensar em alguém que ele queira que morra, e assinar o nome deste no tal caderno, a vítima é assassinada. Os gêneros que o mangá aborda é o policial, suspense e sobrenatural.
Hiper diferente e interessante o mangá vem me conquistando a cada dia mais, por ser lido de trás pra frente me deixou mais fascinada ainda, o primeiro mangá que eu li foi Vagabond, que é cheio de quadrinhos incrivelmente detalhados.

5 comentários:

  1. Cara, eu era super hiper mega ultra fãzassa do Naruto, ainda gosto muito, e realmente, a história dele é muito perfeita, os sonhos e tals. Tenho muita coisa dele guardada comigo, mangás, dvd, cadernos, revistas, toalhas, adesivos.. Enfim, apaixonaaaada *0*

    ResponderExcluir
  2. São muito perfeitos mesmo. Meu ex-namorado era viciado,e eu li alguns.Ele tem uma coleção gigante. É muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por eles serem bem diferente nos deixa mais encantada ainda!

      Excluir