Garotas no tatame

Uma das minhas grandes paixões sempre foi as artes marciais, Comecei pela capoeira aos 8 anos, pratiquei só por alguns meses, aos 11 fiz por um mês Kung Fu ( tive que sair por falta de professor) e a dois messes atrás completei 2 anos que estava praticando Taekwondo (o tempo passou mega rápido) mas infelizmente tive que sair em fevereiro, pois troquei  de escola e o horário das aulas era o mesmo dos treinos, mas não desistir! Já me escrevi nas aulas de Kickboxing, essa semana já começo!  Essa introdução toda só foi pra falar sobre a falta das meninas no tatame, uma dos móvitos disso é o pensamento:“isso é coisa de homem”, muitas meninas praticantes de karatê, judô, Taekwondo, entre outros tipos de artes marcias  já ouviram essa frase, e tenho certeza de que como eu se indignaram com tal comentário. Muitos foram os tabus quebrados até então, quanto a inclusão das mulheres na prática de artes marciais, mas mesmo em dias como os nossos, ainda existem certos preconceitos quando se fala na presença feminina nos tatames.Na maioria das vezes o preconceito vem de mulheres, que é desenformadas sobre o assunto, acham que, quem luta torna-se menos feminina e com traços masculinos acentuados, pura falta de informação. As artes marciais  como no Taekwondo, foram criadas para o desenvolvimento não só do corpo como também da mente do praticante. 






(Foto de quando eu praticava Taekwondo, faixa verde)




Conheça um pouco de algumas lutas:

Karatê – Goju-ryu: É um estilo que mescla formas “rígidas, duras” (Go) com formas “suaves” (Ju). O Goju-ryu é o estilo de Karate que busca o equilíbrio dos opostos, das energias antagônicas e complementares. Ele ensina como agir: se com energia ou calma, rapidez ou suavidade. Caracteriza-se por optar por posições altas, mas estáveis e poderosas.
Judô: Judô (“caminho suave” ou “caminho da suavidade”, em língua japonesa) é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele.
Kickboxing: é um esporte combate recorrendo às pernas (kick) e aos punhos (boxing). É um desporto em pé, não permitindo continuar um combate quando um dos lutadores está no chão. O Kickboxing é geralmente praticado para defesa pessoal, manutenção física, ou como desporto full-contact.
Muay Thay: Arte marcial com mais de dois mil anos de existência, foi criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obtenção de uma boa saúde. É conhecida mundialmente como A Arte das Oito Armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + dois ‘canelas e pés’, e associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total poderosa e eficiente.
Boxe: Os mais antigos documentos evidenciando a prática de pugilismo como esporte tem entre 4 mil a 5 mil anos, e foram encontrados na Suméria e Egito. O boxe é uma ótima opção para quem quer queimar calorias, manter o corpo saudável, trabalhar músculos, respiração, concentração, resistência e condicionamento físico. O exercício é moda nas academias e garante que as tensões do dia-a-dia sejam liberadas a cada soco. A aula de uma hora gasta até 1200 calorias com a seqüência de golpes e aquecimento.
Jiu-Jitsu: A palavra jiu jitsu significa arte suave, nasceu na índia cerca de 400 anos antes de cristo e era praticada por monges budistas que não podia utilizar-se de armas para se defender. O Jiu Jitsu tem como filosofia a aplicação de técnicas em um combate dando ao praticante mais fraco condição de subjugar um oponente maior e mais forte, através de golpes traumáticos, quedas, imobilizações, domínios e chaves. Observando o princípio de que o oponente não conheça as aplicações de tais métodos e técnicas.
Taekwondo: é uma arte marcial coreana, com aproximadamente 2 mil anos de existência. Significa o caminho dos pés e das mãos. Apesar de ser um esporte de luta, ele não é considerado violento, sendo que seu treinamento não consiste apenas em lutas, mas sim também em preparamento físico, principalmente para iniciantes. Os iniciantes não são submetidos às lutas, mas sim preparados fisicamente e mentalmente. A partir da faixa amarela há os primeiros contatos de luta, munidos por protetores, que são obrigatórios em campeonatos.
MMA (Mixed Martinal Arts ou Artes Marciais Mistas): são artes marciais que incluem tanto golpes de luta em pé quanto técnicas de luta no chão. As artes marciais mistas podem ser praticadas como o esporte de contato em uma maneira regular ou em um torneio em que dois concorrentes tentam derrotar um ao outro. Usam uma escala grande de técnicas permitidas de artes marciais, como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, como lances e alavancas.

 Um dos filmes que mostra bem o preconceito enfrentado pela mulher e também a determinação dela para ser incluída nesse esporte dominado pelos homens é o filme Menina de ouro.
Menina de Ouro: o filme lançado em 2004 é dirigido por Clint Eastwood. Ganhou quatro Óscars, dentre eles o de melhor filme e melhor diretor. O longa conta a história de uma jovem lutadora de boxe. No início, ela sofreu preconceito do próprio treinador, que não aceitava treinar mulheres. Mas a garota continuou determinada e decidiu treinar diariamente no ginásio, até que, enfim, ela é aceita pelo treinador.
Eu mega amooo e recomendo, para todas aquelas que já teve vontade de praticar qual quer uma dessas lutas e também para aquelas que tenha medo do que as pessoas vão pensar.__ Hey` a vida é sua!

9 comentários:

  1. :O to precisando praticar boxe... só acho u.u kkk

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, faço Muay Thai e AMOO!! É muito bom para esquecer o stress do dia a dia, fora que melhora muito o condicionamento físico.

    Já estou te seguindo flor!
    Beijos
    Quase Tudo!

    ResponderExcluir
  3. Eu Adoro Muay Thay. mas não tenho tempo para fazer. Quem sabe Futuramente :D
    http://caprichanopapo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. sou looouca por lutas! pratico muay thai e taekwondo :) adorei o post!
    beijos
    www.portefeminino.com.br

    ResponderExcluir
  5. AMEI o post... eu praticava justamente este estilo que você postou do Karate, Goju-ryu... era minha paixão, mas infelizmente precisei parar por problemas no joelho! :(
    Beijos

    frescurasdemulherzinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ja fiz Judô, eu amava :)) Infelizmente meu professor parou com as aulas :/

    beijoos <3 seguindo!!!
    prazerketly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tem mtas meninas dando um pau nos garotos né? haha

    -> Que tal dedicar um pouco para se preparar para o futuro e os estudos? Acesse: www.estudajovem.com.br - Estuda Jovem!

    ResponderExcluir
  8. Que post completo! Adorei.. quando eu era pequena eu queria muito fazer capoeira, mas acabei fazendo balé por influencia da minha mãe. rs E mais velha entrei na natação, onde fiquei por 6 anos. É muito bom praticar algum esporte e acho que hoje em dia não deveria existir mais esse preconceito de algum é para homem ou só para mulheres. Enfim, já estou te seguindo, espero que possa retribuir. Beijos!

    http://jufindmehere.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Muito legal.
    Tu de Quimono ficaste uma gracinha - rsss.

    ResponderExcluir